23 de fev. de 2011

Além de Toda Crença


A partir da descoberta de escritos antigos excluídos da doutrina cristã, a renomada historiadora Elaine Pagels apresenta uma fascinante e corajosa reflexão sobre as origens do cristianismo

"Leitura eletrizante; um modelo de erudição equilibrada e profunda e uma prosa viva e excitante." – Publishers Weekly

E se o cristianismo fosse diferente de tudo que conhecemos? E se, ao lado de Mateus, Marcos e Lucas, o Novo Testamento não incluísse o relato de João, mas sim o de Tomé, um dos evangelhos gnósticos? Em seu novo e corajoso livro, Elaine Pagels – uma das maiores autoridades mundiais na área de religião e história, e vencedora do National Book Award com o revolucionário Os Evangelhos Gnósticos – volta a refletir sobre as origens da religião cristã e suas implicações para o mundo de hoje.

Numa narrativa desafiadora e comovente, Além de Toda Crença remonta aos primeiros textos do cristianismo para apontar os motivos que levaram os primeiros líderes cristãos a incluir determinados evangelhos e excluir outros da coletânea que viemos a conhecer como Novo Testamento, eliminando muita da diversidade e riqueza da nova religião.

A redescoberta do Evangelho de Tomé no Egito em 1945, juntamente com outros escritos cristãos desconhecidos desde a Antiguidade, oferece indícios surpreendentes. Com o objetivo de estabilizar a igreja cristã emergente em uma época de intensa perseguição, os patriarcas da igreja forjaram seu cânone, seu credo e sua hieraquia – e, ao fazer isso, suprimiram muitos de seus recursos espirituais.

Dolorosos acontecimentos em sua vida particular tornaram a busca espiritual e intelectual de Elaine mais urgente. À procura de uma abordagem diferente da religião, ela foi levada a explorar fontes históricas e arqueológicas e a investigar o que Jesus e seus ensinamentos significaram para seus seguidores antes do estabelecimento da doutrina definitiva – ou seja, antes da invenção do cristianismo conforme o conhecemos.

Para Karen Armstrong, autora de Em Nome de Deus e O Islã, "esta luminosa e accessível história do cristianismo primitivo oferece explicações profundas e cruciais sobre a natureza de Deus, a revelação e o significado da verdade religiosa. Aqueles a quem a religião comove, mas que descobrem não poderem mais aceitar as doutrinas oficiais de sua igreja, encontrarão neste maravilhoso livro uma fonte de inspiração e esperança."


AUTORA:
Elaine Pagels formou-se em história, é mestre em estudos clássicos pela Universidade de Stanford e doutora por Harvard. Escreveu, entre outros livros, o premiado Os Evangelhos Gnósticos. Ocupa atualmente a cátedra de religião Harrington Spear Paine na Universidade de Princeton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário