20 de out. de 2010

Os últimos dias de Jesus


O mistério em redor do julgamento e morte de Jesus


Desde que os Evangelhos foram escritos, têm surgido dúvidas sobre os acontecimentos cruciais que se verificaram nos últimos dias de Jesus. O arqueólogo Shimon Gibson desbrava novos terrenos e examina os críticos dias finais de Jesus fazendo uso do seu extraordinário acesso a achados arqueológicos como prova principal.
Descrevendo cronologicamente os acontecimentos dos últimos dias de Jesus, a começar pela sua entrada em Jerusalém num jumento e a terminar com a sua sepultação num túmulo após ter sido crucificado, Gibson desvenda um quadro vívido de Jerusalém do primeiro século; os seus monumentos, ruas e casas – e, naturalmente, o Templo Judeu que era a jóia da coroa da cidade. Aquele Jesus que emerge destas páginas é um mestre e um curador de doenças que arrebata o fascínio das multidões. Como homem de origem rural estável e de razoável situação financeira, treinado em assuntos de purificação ritual por João Baptista e um crente nos métodos alternativos de cura, as pregações e ensinamentos de Jesus – proferidos no ambiente de pouco menos do que explosivo das festividades da Páscoa judaica em Jerusalém – assustaram as autoridades judias e romanas a um grau tal que decidiram que tinham de lhe impor a morte.

Gibson revela como a arqueologia tem um papel essencial a desempenhar não só no modo como devem ser lidos e entendidos os Evangelhos, mas também na compreensão de Jesus no seu mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário